Depois da varrição de rua, agora é a coleta geral que pode parar em Ilhéus
Uma disputa por espaço entre dois sindicatos de Ilhéus pode deixar o que já está muito ruim ainda muito pior: a limpeza pública da cidade. Informações obtidas com exclusividade pelo Jornal Bahia Online dão conta de que a partir desta terça-feira (16) a coleta de lixo pode parar por completo.
Neste final de semana prolongado as ruas do centro da cidade ficaram completamente sujas, já que os garis que fazem parte do quadro de servidores da Prefeitura resolveram entrar em greve pelo não recebimento dos salários de setembro. São os garis da Prefeitura os responsáveis pela limpeza do Centro Histórico da cidade. E, por consequência, estão ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsepi).
Os demais trabalhadores que atuam na coleta de lixo da cidade são contratados pela empresa prestadora do serviço e filiados ao Sindilimp. No entanto, garantem fontes, há pressões para que estes trabalhadores, que, segundo informam, não estão com salários atrasados, se integrem ao movimento grevista em solidaridade aos colegas do serviço público. Caso isso aconteça, além da limpeza e varrição das ruas, a coleta tradicional também deixará de ser feita.
A nossa equipe tentou contato com o presidente do Sinsep, Luiz Machado, para obter a versão da entidade. Mas o telefone celular dele estava desligado.